Café em copo de plástico, nunca!!

Aquele cafezinho no meio do dia, muitas vezes cai bem, né?! ⚠Mas por favor, não na xícara de plástico!! Vamos entender mais sobre isso:

Os recipientes de plástico contém uma série compostos prejudiciais a saúde, mesmo que muitos sejam considerados “seguros à saúde” pela ANVISA, diversos estudos mostram seus efeitos como disruptores endócrinos (xenoestrógenos).

Os xenoestrógenos presentes no plástico são liberados no líquido, e dentro do organismo fazem uma grande bagunça na nossa cascata hormonal! Isso porque imitam o hormônio estrogênio, enganando os receptores (portas por onde o hormônio entra na células) e podendo causar uma série de desequilíbrios, entre eles:

  • infertilidade, endometriose e ovários policísticos

  • câncer de próstata, ovário e útero

  • dificuldade de perda de peso, especialmente daquela gordura resistente que fica em volta da cintura, pneus e culotes

  • celulite

  • riscos de infarto no miocárdio

  • diabetes tipo 2

  • colesterol alto e hipertensão

Mas não é só o plástico (e o copo de isopor) do cafézinho que pode causar tudo isso. Qualqer tipo de recipiente plástico (incluindo tapeware e mamadeiras) especialmente se usarmos com líquidos ou alimentos aquecidos, podem liberar essa substância. Por isso, escolha sempre recipientes de vidro, porcelana ou papel. Se você trabalha em um escritório que faça uso de copinhos de plástico, minhas sugestões são: 1) 1⃣deixe de tomar café ou 2) leve sua xícara de casa! O Xenoestrogênio é um mal invisível e muitas vezes não nos damos conta do quão prejudicial ele é, pois ele age lentamente no organismo e nos envenena aos poucos. Um pequeno cuidado que faz uma grande diferença na saúde e na qualidade de vida!

#saúde

Posts relacionados
Posts recentes
Arquivo
Posts por tema