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A Copa do Mundo está ai, muita diversão e reunião do pessoal e o que geralmente não pode faltar: cervejas, bebidas e petiscos E... aqueles quilinhos a mais no fim da Copa, né!!  😱

Mas, para você não precisar se preocupar com os tais quilinhos a mais e também não ficar se segurando para não comer os salgadinhos fritos e guloseimas, podemos apostar nos petiscos mais leves e, sem dúvida, muito gostosos.

 

Aqui vai uma 🙌 SUPER LISTA DE PETISCOS E APERITIVOS SAUDÁVEIS para beliscar enquanto assiste os jogos da Copa:

 

Palitos de vegetais com pastinhas leves – palitos de cenoura, pepino, abobrinha, salsão com pastinha de atum com abacate, ricota batida com ervas e azeite de oliva, pastinha de frango desfiado com queijo cottage, tahine, caponata. Super baixo teor de carboidrato, a apresentação fica linda e suepr saboroso.

 

Tomate + manjericão + mussarela de búfala ou queijo branco – trio delicia, super leve, a apresentação também fica linda e agrada a quase todos.

 

Oleaginosas assadas sem sal – castanha de caju, pistache, amendoim, nozes, macadâmia, amêndoas, avelãs... São opções ricas em gorduras boas e minerais como zinco, magnésio e selênio, portanto auxiliam na redução do colesterol alto, triglicerídeos, diabetes e glicose alterada. Devem ser consumidas com moderação, pois são também calóricas.

 

Pinhão - Que tal aproveitar a época do fruto para comê-lo como petisco? O pinhão é um alimento fonte de carboidratos, porém sua absorção dos carboidratos é lenta. Ou seja, ele te dá energia e te deixa satisfeito para o resto do dia. Além disso, é fonte de muitas fibras.

 

Pipoca sem gordura - a pipoca é a campeã dos petiscos, mas pucos sabem que ela é um alimento muito nutritivo e rico em fibras, o grande problema de consumir a pipoca é na forma de pipocas prontas de micro-ondas ou quando fazemos com muita gordura! Muito fácil de fazer:

Receita de pipoca de micro-ondas sem gordura: Em um recipiente alto que possa ir ao micro-ondas, coloque 5 colheres (sopa) de milho para pipoca, 5 colheres (sopa) de água e sal (eu usei 1 colherinha de café).  Misture bem, tampe com filme plástico e faça 4 furinhos para sair o vapor (use a pontinha de uma faca ou tesoura para isso). Leve ao micro-ondas em potência máxima até estourarem todos os milhos.

 

Chips de legumes (batata doce, batata aipo, inhame, beterraba, abóbora): Opção natural, saudável, rica em fibras e baixo teor de gorduras. Podemos comprar nas casas de produtos naturais (confira para que não seja frito) ou fazer em casa: corte os alimentos crus em finas lascas, leve ao forno baixo por 2 horas até secarem e ficarem crocantes.

 

Chips de frutas (maça, banana, abacaxi..) – podemos comprar nas casas de produtos naturais ou fazer o mesmo processo dos chips legumes, sabor adocicado, rico em fibras e baixo índice glicêmico.

 

Edamame - Grão de soja verde com muitas fibras e proteínas. Faz bem para o intestino e tem poucas calorias.

 

As conservas – ovo de codorna, cebola, azeitona, palmito, champignon – sempre dar uma lava antes de usar para retirar o excesso de sódio, as conservas são super práticas e podem quebrar um galho sem pesar tanto com calorias.

 

Palitinhos de frutas – colocar pedacinhos de frutas ou morangos, uvas em palitinhos fica lindo, super nutritivos e docinho.

 

Frutas secas – uvas passas, damascos, ameixas secas... – uma opção doce sem precisar ir para os açucarados.

 

E aí, opção não falta né? :) Que tal colocar em prática esses petiscos, sempre com moderação e assim manter a perda de peso ou a reeducação alimentar nessa época também?

 

Beijos e bons jogos!! 🙌

Camila

 

 

 

 

 

 

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