Almôndegas FIT com Molho de tomate caseiro
Almôndegas FIT com molho de tomate caseiro

Os principais destaques dessa almôndega são a carne magra, a farinha de rosca integral, o preparo no forno e o molho de tomate sem aditivos.
Carnes vermelhas magras como o patinho, alcatra, coxão mole, coxão duro, maminha, etc são boas opções de fontes proteicas saudáveis, já que contém pouca quantidade de gordura saturada e maior teor de proteína, nutriente essencial para a manutenção de massa magra nos atletas e participantes de atividade física.
A farinha de rosca integral confere mais fibras para a preparação, que auxiliam na redução da absorção da gordura da refeição e aumentam a saciedade por prolongarem o tempo que o alimento fica no estômago. As farinhas sem glúten, a quinoa em flocos também é uma boa pedida, são uma ótima opção para quem quer variar o consumo ou tem sensibilidade ao nutriente, os celíacos não devem consumir a farinha de aveia (possui contaminação com farinhas com glúten).
Substituir a fritura pela preparação assada pode reduzir em até a metade do valor calórico da refeição, devido a redução de gordura, sem contar que o óleo de fritura é uma gordura que deve ser aquecida em altas temperaturas, perdendo todos os benefícios dos óleos vegetais.
O molho de tomate sem aditivos ressalta um nutriente altamente antioxidante e antiinflamatório que é o licopeno, presente no tomate. Quando submetido a aquecimento temos maior biodisponibidade desse nutriente. Devemos sempre estar atentos ao consumo de nutrientes que neutralizem a produção de radicais livres (substâncias pró-oxidantes) que são produzidas naturalmente, no exercício, no stress do dia a dia, na poluição da cidade, enfim...
RECEITA:
- Para as almôndegas:
500g de patinho
1 ovo
1 colher de azeite de oliva
1 cebola
3 colheres de salsinha
1 colher de cebolinha
2 dentes de alho
5 colheres de farinha de rosca integral (torre fatias de pão integral, triture e depois passe na peneira), ou farinha de aveia, ou farinha de arroz
Sal
Pimenta
Modo de fazer:
Em uma travessa coloque a carne, tempere-a com o azeite de oliva, sal e pimenta. Em um liquidificador ou processador coloque os demais ingredientes, exceto a farinha de rosca integral. Junte mistura a carne. Em seguida adicione a farinha e modele. Use um pouco de azeite nas mãos para facilitar.
Coloque em uma forma, não precisa untar.
Assar no forno pré-aquecido a 200 graus, por cerca de 20/30 minutos.
- Para o molho de tomate caseiro:
6 tomates italianos descascados e sem semente
2 dentes de alho
10 folhas de manjericão
1/2 cebola
1 colher de salsinha
1 xícara de água
1 colher de café de açúcar
Sal
Pimenta
Bata no liquidificador os tomates, a cebola, o alho (todos picados), a cebolinha e o manjericão. Coloque em uma panela e adicione a colher de açúcar. Por fim, tempere com sal e pimenta. Cozinhe por cerca de 25 minutos.
Para finalizar: queijo pecorino e manjericão.
#gordurasaturada #reeducaçãoalimentar #emagrecimento #receita