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Gorduras - essenciais para o funcionamento do nosso organismo

March 16, 2016

 

 Existem muitos mitos a respeito das gorduras, um deles é que o consumo de qualquer tipo de gordura pode engordar e favorecer o ganho de gordura abdominal. Vamos entender melhor qual a importância da gordura numa dieta saudável, diferenciar os tipos que existem, bem como desmistificar e tirar o melhor proveito desse lipídio.

 

A importância da gordura no funcionamento do organismo

As gorduras exercem funções essenciais no nosso organismo. Você sabia que, se uma mulher retirar totalmente a gordura saudável da sua alimentação, ela pode parar de menstruar, ter hipovitaminose por falta de absorção das vitaminas A, D, E e K, prejudicando o funcionamento da  tireoide, e todas as suas consequências, como queda de cabelo, ressecamento da pele, unhas quebradiças e depressão; prejudica, ainda, sua reserva de energia, desregula sua temperatura corporal e fica com fome mais rápido. O prejuízo é grande.? Portanto, é importante distinguir que alguns tipos de gordura atuam de forma negativa no organismo e outras de forma positiva.

 

Os tipos de gordura

Podemos dividir os tipos de gorduras em: insaturadas(monoinsaturadas e poliinsaturadas), saturadas e gordura trans.

 

Gordura Insaturada

A gordura insaturada é comumente chamada de “gordura boa”, aquela que ajuda a abaixar o colesterol ruim (LDL) e que é de fundamental importância para o bom funcionamento do organismo.  É encontrada em alimentos como: nozes, castanhas, frutas oleaginosas como o abacate, em peixes como o salmão, atum e sardinha (ricos em ômega 3), e os óleos de origem vegetal como azeite de oliva, canola, linhaça, gergelim, milho e amendoim..

O consumo dessas gorduras é associado a efeitos benéficos, inclusive com melhoras na composição corporal (redução de gordura abdominal/corporal), melhora no perfil de colesterol, produção hormonal, entre outros. O consumo desse tipo de gordura deve ser balanceado, mas nunca excluído ou muito restringido da alimentação.

 

Gordura saturada

Também é uma gordura essencial do metabolismo, sendo indispensável na produção dos hormônios sexuais (testosterona e estrogênio), porém tem relação com elevação o colesterol ruim e que, para muitos, o seu consumo excessivo, está associado às doenças cardíacas (por isso também é chamada de “gordura ruim”). Portanto, deve ser consumida moderadamente para evitarmos os efeitos negativos.

A gordura saturada está presente principalmente em alimentos origem animal e se encontra nas carnes, leites e seus derivados integrais. Também encontramos nos óleo de coco e de palma.

 

Gordura trans

A gordura  trans (gordura vegetal hidrogenada) merece ser chamada de “gordura ruim”. Ela está presente em produtos industrializados como biscoitos recheados, margarinas, pipoca de microondas, salgadinhos e sorvetes. A gordura trans não deve ou pelo menos não deveria fazer parte da nossa alimentação, por ser uma gordura criada pela indústria alimentícia e que nosso corpo não consegue metabolizar. O consumo está relacionado a problemas cardiovasculares, diabetes, pressão alta, câncer e outras doenças. Se não for possível evitar, seu consumo deve ser limitado a 2 gramas por dia, o que equivale a 2 biscoitos recheados.

 

Gordura como aliada na sua saúde e na dieta de emagrecimento

Para viver ou emagrecer com saúde inclua na sua dieta alimentos ricos em gordura saudável sem exagerar. Esses alimentos dão sensação de saciedade, aliviam o estresse, enganam a vontade de comer doce e beliscar. Fique atento aos rótulos e ingredientes dos produtos. Assim ua vida será sempre equilibrada!

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